Aqui as Organizações Locais encontram os elementos de assessoria para desenvolverem a Campanha Mobilidade Ativa nas Eleições nos seus respectivos estados.
Se você é candidato/a e deseja incorporar propostas favoráveis à mobilidade ativa em seus programas de governo? Então acessem nossas Orientações às Candidaturas.
Informações gerais
- Calendário eleitoral – Esteja atento para não perder os prazos!
- Relação de todas as candidaturas, por estado – Nome, e-mail, partido e demais informações
- Orientações aos candidatos e candidatas – O que podem fazer os candidatos nas cidades onde não haja uma organização da sociedade civil desenvolvendo a campanha Mobilidade Ativa nas Eleições
Orientações Técnicas
- 1 – Como funcionará a Campanha: relação entre Coordenação Nacional e Organizações Locais: Qual assessoria será prestada pela Coordenação Nacional e como será o relacionamento com as Organizações Locais
- 2 – Quais decisões iniciais e quais atividades principais a serem desenvolvidas?: Quais as principais decisões tomar para definir o escopo e ações da Campanha e quais os tipos de atividades principais a serem desenvolvidas para obter melhores resultados
- 3 – Conheça melhor a assessoria e os materiais de apoio da Campanha: Saiba quais são e onde estão os materiais de apoio, as orientações técnicas e modelos de documentos e artes
- 4 – Crie um Grupo de Trabalho e elabore um Plano de Trabalho: invista na organização interna da equipe para tirar melhores resultados e se desgastar menos
- 5 – Como fazer a comunicação social da campanha: Orientações sobre como usar a imprensa, redes sociais e hashtags e informações sobre os canais da Coordenação Nacional
- 6 – Faça o lançamento da Campanha: Conte para a imprensa, para os eleitores e para as candidaturas que a mobilidade ativa vai entrar na mesa de debates!
- 7 – Crie e mantenha uma página na internet para a Campanha: Conteúdo da página, locais de hospedagem da página, modelos e exemplos
- 8 – Como elaborar a Carta Compromisso: Orientações sobre a forma de elaboração, sobre a estrutura do texto, formatação, disposição das propostas, apresentação da Carta etc.
- 9 – Como entregar a Carta Compromisso para as candidatura?: Buscando os contatos, modelos de Ofício para entregar a Carta, registro e comunicação com a imprensa
- 10 – Atividades adicionais que podem ampliar o alcance da Campanha: sugestões de atividades para potencializar a campanha, como entrevistas, debates, pedaladas etc.
- 11 – E se o candidato não quiser receber ou não quiser assinar a Carta Compromisso: Propostas de ações para convencer a candidatura
- 12- Como agir com as candidatas e candidatos que nos procuram: Exemplo de resposta a ser dado a candidatas e candidatos que nos procuram buscando algum apoio
- 13 – Busque apoios para a campanha e para a Carta Compromisso: Como obter parcerias para realizar a campanha e, com isso, aumentar o poder de pressão sobre as candidaturas
- 14 – Sensibilizando eleitores: Mensagem para sensibilizar a população a votar em quem escolhe temas como urbanização, ambiente sustentável e, claro, mobilidade ativa para se comprometer
- 15 – Como entrevistar candidaturas: Ações próprias e aproveitamento de ações alheias. Formas de intervenção e exemplos de perguntas
- 16 – Aproveitem as iniciativas de outras instituições para inserir a mobilidade ativa: Sensibilizar outras instituições e outros setores sociais para adotarem a pauta da bicicleta e do caminhar
- 17 – Compreendendo melhor o cenário para planejar as ações da Campanha: Utilização do Mapa de atores para identificar cenários, parcerias e oponentes
- 18 – Identificando e entendendo os Programas de Governo: Como avaliar e como aproveitar e os programas de governo dos candidatos para a interação com os mesmos
- 19 – Ações da campanha para o segundo turno: Para os estados onde há segundo turno, indicações de procedimentos e sugestões de abordagens
- 20 – Abordagens finais no segundo turno: Como divulgar as avaliações das propostas das candidaturas que avançaram ao segundo turno
- 21 – Caminhos que podemos seguir na transição de governo: Propostas de atividades e abordagens sobre os candidatos eleitos antes dos mesmos tomarem posse
- 22 – Novos governos e novos parlamentos!: Subsídios para iniciar um novo ciclo de governo já em contato com quem foi eleito
Acervo: Cartas Compromisso, Pesquisas e Entrevistas de eleições anteriores
- >> Cartas Compromisso estaduais 2018 – Elaboradas pelas Organizações Locais inscritas na Campanha
- >> Modelos de Texto Base para as Carta Compromisso nos Estados em 2018 – Modelos criadso pela Coordenação Nacional para ser aplicado nos estados em 2018
- >> Carta Compromisso Presidencial 2018 – Conheça também a Carta Compromisso que a Coordenação Nacional está entregando às candidaturas à Presidência da República em 2018
- Cartas Compromisso – Eleições estaduais – 2014 – Ao Executivo – Textos dos documentos elaborados por organizações de ciclistas nas eleições anteriores
- Cartas Compromisso – Eleições municipais 2008, 2012 e 2016 – Ao Executivo e Legislativo – Textos dos documentos elaborados por organizações de ciclistas nas eleições anteriores
- Cartas Compromisso – Eleições nacionais – Ao Executivo – 2014 – Textos do documento elaborado pela UCB neste ano
- Pesquisas e levantamentos para elaboração das propostas para as Cartas Compromisso – Exemplos de pesquisas realizadas por organizações de ciclistas nas eleições anteriores
- Exemplos de entrevistas com candidatos e candidatas a prefeito e prefeita – Questionários e respostas dos candidatos em campanhas anteriores
Contactando as candidatas e candidatos
- Modelo de Ofício para entregar Carta Compromisso para candidatos/as a Governador/a
- Modelo de Ofício para entregar Carta Compromisso para candidatos/as a Deputados/as Estaduais e Federais e a Senadores/as
Comunicando com a imprensa
- >> Dicas gerais para redigir um bom release
- Modelo de Release 1 – Lançamento da campanha no estado
- Modelo de Release 2 – Entrega da Carta para os candidatos/as
- Modelo de Release 3 – Divulga as vantagens da mobilidade ativa para os candidatos
- Modelo de Release 4 – Divulgação da assinatura da Carta pela candidatura x e/ou x
- Modelo de Release 5 – Divulgação dos candidatos que NÃO assinaram a Carta Compromisso
- Modelo de Release 6 – Divulgação de candidaturas ao Legislativo que aderiram à Carta Compromisso
- Modelo de Release 7 – Divulga a análise das propostas para a mobilidade das duas candidaturas que avançaram ao segundo turno
- Modelo de Release 8 – Ações sobre a transição de governo
Artes abertas – Modelos – Para edição – Genéricas
- >> Orientações para editar artes no Power Point – Como editar as artes de maneira fácil e rápida usando os arquivos de apresentações PPT e PPTX do Power Point
- Modelo para Apresentação Power Point (PPTX) – Para uso geral
- Modelo para carta com papel timbrado (DOCX) – Para uso geral
- Modelos de Artes para Redes Sociais – Em Adobe Illustrator – Planos de fundo, modelos de postagens, capas e avatares
Artes abertas – Modelos – Para edição – Específicas
- Banner “Meu estado está participando” – Para lançamento da Campanha no estado, em PPT
- Informe padrão de atividades locais – Arte para postagem informando para informar as atividades que estão sendo realizadas, em PPT e AI
- Banners “Propostas e assinaturas dos Candidatos 2º Turno”: Documento PPT aberto, para fotos redondas
Aguarde os próximos Modelos de Arte:
- Banner “Candidatos que têm propostas para mobilidade ativa” no 2º turno: Documentos PPT, abertos, em 3 versões: 2 candidatos tem propostas, 1 candidato tem propostas e nenhum candidato tem propostas
Artes fechadas – Prontas – Para uso imediato
- Modelo de postagem “Procura-se candidato/a” – Arte e texto para “Procura-se candidato/a comprometido com a mobilidade ativa”
- Exemplos de artes de campanhas anteriores – Veja e inspire-se nesta seleção de artes elaboradas por organizações de ciclistas nas campanhas em eleições anteriores
- Banners “Vantagens da Mobilidade Ativa” – Pedestres e Bicicleta – Imagens para divulgação nas redes sociais para mostrando motivos para os eleitores votarem nos candidatos que apoiam a mobilidade ativa
- Banners “Quero que candidato vá votar a pé ou de bicicleta” – Imagens para divulgação – Versões Masculina e Feminina
- Banners “Eu irei votar a pé ou de bicicleta” – Imagens para divulgação – Versões Masculina e Feminina
Aguarde os próximos Modelos de Arte:
- Banner “Quero que o/a governador/a eleito/a vá tomar posse a pé ou de bicicleta” (Versões Masculina e Feminina – Diversos tamanhos)
Materiais de suporte gráfico
- Logo da campanha – Diversos formatos gráficos
- Logos da Coordenação Nacional – Diversos formatos gráficos
- Fontes da identidade visual – Baixe as fontes usada na logo e nas postagens da Campanha
Ampliando o debate na sociedade
- Mapa de atores – Como fazer – Para que serve – Rodas da Paz, 2016
- Exemplo de formulário para recolhimento de apoios de instituições sociais
- Exemplo de Abaixo-Assinado para buscar apoios de eleitores – Modelo usado na campanha presidencial de 2014, elaborado pela UCB na plataforma change.org.
- Mais duas plataformas para abaixo-assinados: Abaixo-Assinado.Org e Petição Pública
- Saiba mais sobre a Política Nacional de Mobilidade Urbana: www.bicicletanosplanos.org
.