Campanha Mobilidade Ativa nas Eleições apresenta propostas para o responsável pela área de Mobilidade e Transportes do Programa de Governo do candidato do PSDB

Caio Cesar Ortega, Ana Carolina Nunes e Thoams Wang apresentam o conteúdo das propostas para Jurandir Fernandes, ex-secretário de Transportes Metropolitanos da gestão de Alckmin no governo de São Paulo

Caio Cesar Ortega, Ana Carolina Nunes e Thoams Wang apresentam o conteúdo das propostas para Jurandir Fernandes, ex-secretário de Transportes Metropolitanos da gestão de Alckmin no governo de São Paulo

Depois de conseguir a primeira assinatura da Carta Compromisso com a Mobilidade Ativa para o Brasil, foi a vez de a campanha Mobilidade Ativa nas Eleições conversar com a equipe do programa de governo do candidato Geraldo Alckmin (PSDB). A iniciativa, que tem por objetivo inserir a pauta da mobilidade a pé e por bicicleta no debate eleitoral em 2018, já conversou com o comitê de candidatura de Marina Silva (Rede) e busca com que o máximo de candidaturas presidenciáveis assine o documento.

Jurandir Fernandes, ex-secretário de Transportes Metropolitanos da gestão de Alckmin no governo de São Paulo, recebeu em São Paulo-SP os ativistas Ana Carolina Nunes (SampaPé), Caio Cesar Ortega (COMMU) e Thomas Wang (bike Zona Sul). Ao longo da conversa, eles tiraram dúvidas de Jurandir sobre as propostas (contidas nesta apresentação) e conversaram sobre as melhores maneiras de viabilizar políticas públicas federais para priorizar a Mobilidade Ativa. Ele já havia lido o documento e afirmava que, em grande parte, estava de acordo com suas ideias para o programa de governo de Alckmin.

Jurandir explicou no início que o documento do programa de governo registrado no site do TSE não trouxe propostas sobre o tema por causa do seu formato enxuto. No entanto, reforçou que gostaria de compreender melhor o tom das propostas da campanha Mobilidade Ativa nas Eleições para poder persuadir o restante da equipe a incluí-las no programa de governo. Um dos compromissos colocados pela carta que suscitou dúvidas dizia respeito à implantação de espaços seguros para a circulação de pessoas a pé e de bicicleta ao longo da rodovia. Esclarecemos, então, que se trata da necessidade urgente de garantir deslocamentos seguros nos perímetros urbanos de rodovias que já contam com demanda de viagens por modos ativos.

Apesar da brevidade do encontro, que durou pouco mais de 30 minutos, foi possível esclarecer sobre a necessidade de o governo federal investir em boas condições para a mobilidade ativa nos estados e municípios. Por fim, Jurandir se comprometeu a dar um retorno sobre a assinatura da Carta compromisso pelo candidato Geraldo Alckmin.

Agradecemos pela oportunidade de diálogo e seguimos na missão de apresentar as propostas de políticas públicas para a mobilidade a pé e por bicicleta. Reiteramos nosso objetivo de conversar com o máximo possível de candidaturas. A coordenação da campanha Mobilidade Ativa nas Eleições está disponível para contato no e-mail mobativa.eleicoes@gmail.com, inclusive para marcar apresentações nos comitês de candidaturas.